Total de visualizações de página

11 de fev. de 2011

Escudo do mestre personalizado - Como fazer

Iaew galerinha!!!
Tudo nos eixos???

Aquí estou eu novamente, trazendo mais um post Make It Yourself ( Faça você mesmo ).
Desta vez, algo adorado por uns, odiado por outros, inútil para poucos, indispensável para muitos: O escudo do mestre.

Muitos o usam com o pretexto de esconder rolagens, e etc ( uns para roubar, outros para dar mais "emoção" aos combates ). Mas, ele é indispensável, principalmente se o seu grupo tem aqueles jogadores que adoram dar uma espiada nos atributos daquele monstro que está combatendo, ver algo que não é para ver...

Existem alguns tipos de escudos por aí, e pessoalmente, acho o preço meio salgado para três ou quatro folhas de papelão com desenhos legais ( em torno de 25 a 40 reais, dependendo do sistema )

Então, hoje enquanto passeava pelo centro do Rio de Janeiro, resolvi pegar o que sobrou na minha carteira e mais um dinheiro que havia esquecido dentro da lata que eu guardo meus dados...
No total, 7 reais...Pensei: Vou fazer um escudo com isso...E vai sobrar!!! E vai ficar maneiro!!!

E então...Eu fiz...No final, não sobrou nada (=p), mas ficou bem legal...
Eis o resultado final:

Vamos começar?

Materiais

2 rolos de papel cartão branco ( ou 1, dependo do tamanho do escudo )
A estampa do escudo ( os desenhos de fora )
Cola ou fita dupla face ( recomendo a fita )
Plástico Contact ( eu usei 1 metro, mas, isto depende do tamanho )
A velha e amiga tesoura sem ponta
Uma toalha de rosto
Uma garrafa de suco de abacaxi ( está fazendo 40ºC aquí no Rio de Janeiro oO )
Mais fita...


Passo a passo de como fazer
Imprima a estampa do seu escudo. Normalmente, os escudos são 4 folhas A4 de pé, mas, eu pessoalmente, prefiro 3 folhas A4 deitadas. Ele não fica tão alto, você tem maior liberdade de se mover, e não precisa ficar levantando o pescoço para olhar a mesa.Mas, isto vai da criatividade de vocês... Vocês podem desenhar no seu computador, pegar pronto em algum site, ou ir montando imagens... Caso não tenha nenhuma idéia, pode utilizar este que eu mesmo fiz a algum tempo, basta imprimir apenas a estampa ( no entanto, este são 4 folhas A4 em pé... )


Na hora da impressão, recomendo que tome bastante cuidado ao manusear as folhas recém tiradas da impressora, pois por serem ilustrações grandes e cobrindo a mesma inteira, a tinta pode sair molhada, e corre o risco de manchar...
Recomendo impressão a Laiser, o resultado é um pouco melhor, e as imagens ficam mais claras (dependendo da qualidade). Se possível ainda, recomendo a impressão usando papel fotográfico (impressão em forma de fotos mesmo )... São meio caros, mas o resultado é incrível...
Após a impressão, abra uma folha de papel cartão, e cole as estampas na mesma... Se utilizar cola, recomendo que use um pincel para espalhar, e não exagere para não estragar o papel e a estampa ( no final das contas, só vai auxiliar mesmo na hora de cortar ). Eu recomendo o uso de fita dupla-face, pois é mais rápido, não corre o risco de molhar o papel, e não há necessidade de esperar a cola secar... Se for utilizar fita dupla-face, tenha cuidado, corte pedaços pequenos e vá colocando nas bordas do desenho, e não do papel. Cuidado para não cometer cagadas ( como passar a fita dupla-face em forma de X e depois não conseguir tirar o papel superior, embolar a fita me cima da estampa, colar o papel na parede =/...Sim, eu fiz isso tudo... ).
Fixe bem, para deixar bem reto e retirar qualquer bolhas de ar.

Espere secar e corte as bordas, mas cuidado com os traços, para ficarem certos...
Recomendo que leve a uma gráfica ou papelaria para utilizar uma Guilhotina de corte. O resultado é bem melhor, e poupa pelo menos umas Meia hora cortando...

Após cortar, você terá as estampas prontas para colar... Caso ache que está um pouco mole demais, cole-as novamente em outra folha de papel cartão ou em papelão, e corte novamente, tomando cuidado com as bordas. Pessoalmente, não achei que precisaria, mas varia de gosto para gosto.

Em seguida, a hora mais nojenta: Encapar com plástico contact.
Lembram de quando eu falei sobre grudar a fita na parede, embolar...
Aqui foi a mesma coisa...Quase que eu perdí as estampas colando errado...
Mas graças as habilidades ninjas que aprendí de uma hora para outra, pude fazer certo.

Com muito cuidado, desgrude uma ponta do plástico, e vá puxando ( deixando o papel inferior ). Levante o suficiente para cobrir toda a estampa e deixe espaços nas laterais para colar), coloque-a por baixo do plástico, e desça o plástico. Tome cuidado com dobras ou bolhas de ar.

Após fazer tudo com todas as folhas, você terá um resultado semelhante a plastificação ( quem quiser plastificar, a vontade...Fiz isso por ser mais barato e ficar mais em conta )


Encapando todas as peças do escudo, a parte final é a mais fácil: Cole as partes com Durex, Fita adesiva ou Fita isolante, de forma que junte e seja possível dobrar o seu escudo. No final, entre os pedaços de fita para cada junta, cole uma fita na vertical, para não ficar nenhum espaço ou buraco, e "Vou-alá"!

Está pronto seu Escudo do Mestre!

Não, não ficou torto, e sim, eu recortei errado na hora de editar a foto, e sim, eu estava com preguiça...


No final, é só preparar as tabelas interiores, imprimir, recortar e colar com fita dupla-face ( nada de cola... ) no interior do escudo, e prontinho...Está pronto para ser gasto!!!

Alguns podem estar perguntando: Pra que a viadagem de Plástico contact, que não sei o quê...
Mas, fazendo isto, seu escudo fica bem melhor no aspecto artístico, e mais resistente, fora que durará mais...De puder plastificar, beleza! Mas se não, é uma excelente opção!!!

No final das contas, o orçamento:

Impressão das estampas: 1,00 por folha
Papel cartão: 0,60 por folha
Plástico Compact: 2,00 por metro ( usei 1 metro )
Fita Dupla-Face: 2,90 ( mas eu já tinha... )

No final das contas, 7,50 com a Fita Dupla-Face...


E é isso pessoal!!!
Espero que tenham gostado!!!
Até a próxima!!!

6 comentários:

Thiago Querotti disse...

Liar, eu to procurando á um tempo imagens pra faze meu escudo apartir do seu post, mas não achei NEHUMA interessante, até tentei por as DC, mas fico meio bagaceiro então, tu podia posta as imagens que tu uso ? eu curti o teu, gostaria de faze um ... Obrigado, e se preferir manda por e-mail, é: thiago.querotti@hotmail.com, valeeu

R.N.Liar disse...

Opa, tudo OK!
Estou enviando Via E-mail para você...

Espero que esteja gostando do Blog... =D

Thiago Querotti disse...

Ba cara, valeu mesmo, eu na real achava que tu não ia manda, mas valeu mesmo brother

Thiago Querotti disse...

Ah, esqueci da otra parte do comentário... Tu ja acabo a parte das regras do manual ? Se tiver acabado e puder manda também, agradeço bastante, e só pra avisa eu terminei o meu, fico bem legal e também fico com uma folha maior :S...
Se for manda o e-mail é thiago.querotti@hotmail.com

Jornal Crânio disse...

Olá, também tenho a mesma dúvida do nosso amigo ai em cima, gostei muito das imagens usadas (reparei que são todas as classes do livro do jogador) e gostaria de te-las para meu escudo.
Meu e-mail é besouro2000user@gmail.com
Por favor, não mande spans

Unknown disse...

Muito bom, me ajudou bastante, fica bem mais em conta do que comprar(R$100 ;-;) ou mandar alguém fazer um por no mínimo R$25. Obrigada :)